Artigos ・ Serviços Financeiros ・ Há 24 dias

Grupo Stefanini anuncia a aquisição do principal parceiro da AWS na América Latina

Consultoria tech global investe na Escala 24×7 para expandir serviços e capacidades em nuvem na região

Atendendo à crescente demanda por serviços especializados em nuvem, o grupo Stefanini, consultoria tech global, anunciou hoje a aquisição de uma participação de 60% na Escala 24×7, um Premier Partner de Consultoria da Amazon Web Services (AWS) na América Latina.
Essa movimentação estratégica permitirá que a Stefanini expanda significativamente suas ofertas de serviços em nuvem da AWS, de maneira acelerar o crescimento da Escala 24×7, que espera gerar US$ 100 milhões de receita em 2025, e capitalizar sobre o mercado de nuvem em rápida evolução na região.
Segundo relatórios recentes da IDC e do Gartner, até 2028, mais de 50% das empresas utilizarão plataformas em nuvem, com investimentos crescendo 30% anualmente. Somente no Brasil, os investimentos em nuvem em 2024 ultrapassaram US$ 1,5 bilhão, sinalizando uma rápida modernização. Apesar desse crescimento, muitas empresas latino-americanas enfrentam dificuldades na adoção da nuvem, particularmente em setores regulados como o financeiro. Os clientes precisam de parceiros confiáveis com profunda expertise para navegar em migrações complexas e garantir segurança e conformidade robustas.
A combinação do alcance global da Stefanini e suas abrangentes capacidades de transformação tecnológica com a expertise em AWS da Escala 24×7 fornecerá às organizações uma solução poderosa e completa para suas necessidades em nuvem. Este investimento proporcionará às empresas maior acesso a know-how especializado para suas jornadas na nuvem da AWS, acelerando sua migração, reduzindo custos operacionais por meio da otimização e garantindo os mais altos níveis de segurança e conformidade.
“Este investimento marca um dos nossos cinco maiores na história e destaca nossa estratégia de crescimento agressivo focada em nuvem, analytics, cibersegurança e inteligência artificial”, disse Marco Stefanini, fundador e CEO Global do grupo Stefanini. “Trazer a Escala 24×7 para nosso grupo acelerará significativamente a entrega de novos projetos em nuvem da AWS na América Latina, uma região onde ambas as empresas têm uma forte presença. O foco profundo em AWS e a expertise deles complementam perfeitamente nossas capacidades existentes, permitindo-nos oferecer ainda mais valor aos nossos clientes”.
Os clientes podem esperar uma integração perfeita de serviços, aproveitando as práticas de próxima geração da AWS da Escala 24×7 junto com o amplo portfólio de serviços da Stefanini. Esta colaboração proporcionará uma abordagem unificada para a transformação em nuvem, respaldada por uma equipe de mais de 250 especialistas em nuvem, mais de 380 certificações globais, 13 competências da AWS e um forte histórico de 1.500 projetos bem-sucedidos em 19 países, incluindo projetos para clientes como Snap Finance, Allianz, Bancolombia, Banesco Group, Establishment Labs e Grupo Quimmco, entre outros.
Para os clientes da Escala 24×7, esta aliança significa que agora se beneficiam de uma parceria reforçada pela confiabilidade estabelecida do grupo Stefanini, além de acesso simplificado à sua suíte abrangente de soluções em tecnologia: aplicações, infraestrutura, digital workplace, plataformas empresariais; e de suas outras seis unidades de negócios – dados & analytics, cibersegurança, tecnologia para o mercado financeiro, operações empresariais, commerce & marketing, indústria & supply chain digitais, todas potencializadas pela experiência e capacidades de mais 14 anos trabalhando com IA generativa.
Segundo Bruno Caloi, diretor de Fusões e Aquisições do grupo Stefanini, este plano de negócios está estruturado em duas fases: “Primeiro, aprofundaremos nossa prática de AWS em nossa base de clientes atual e em outros clientes na América Latina. Em seguida, planejamos uma segunda fase, focada na expansão das capacidades da Escala 24×7 no Brasil.” Ainda segundo o executivo, desde o início das discussões, a Stefanini reconheceu nos fundadores uma capacidade técnica excepcional e um forte ajuste cultural. “Eles permanecerão à frente da empresa ao lado de sua equipe executiva, e estamos confiantes de que se tornarão a plataforma global da Stefanini para serviços em nuvem da AWS.”
“Estamos empolgados em unir forças com o grupo Stefanini, aprofundar nossos serviços e ofertas para clientes atuais e futuros na LATAM e, em um momento posterior, expandir nosso alcance para novos mercados, incluindo o Brasil, aproveitando a extensa rede de clientes da Stefanini”, afirmou Alejandro Planas, CEO da Escala 24×7. “Apenas 25% dos dados corporativos estão atualmente na nuvem, e a sinergia entre nossas empresas criará uma oferta atraente e competitiva, permitindo-nos escalar e melhorar o serviço atualmente prestado aos nossos clientes atuais e futuros em suas jornadas de transformação em nuvem, com a forte chancela do grupo Stefanini.”

O Grupo Stefanini acelera transformação digital com IA em 2025

O Grupo Stefanini dá um passo estratégico em 2025 ao consolidar seu portfólio em sete unidades de negócios aceleradas por Inteligência Artificial (IA). Essa reestruturação reforça a empresa como líder global em soluções digitais, abrangendo Technology, Financial Technology, Data & Analytics, Cybersecurity, Operations, Manufacturing & Supply Chain e Commerce & Marketing. Com a abordagem AI First, a companhia impulsiona a eficiência e a competitividade das empresas em diversos setores, promovendo inovação e crescimento sustentável.
A Inteligência Artificial vem transformando todos os setores, otimizando processos, reduzindo custos e ampliando a personalização de serviços e soluções. Essas inovações também são utilizadas de forma eficiente na área de tecnologia em áreas como Aplicações, Digital Workplace e Cloud, mudando a maneira como as empresas ganham produtividade, qualidade e velocidade para capturar as oportunidades que surgem com as novas tecnologias. No contexto das Aplicações, a IA generativa é utilizada para auxiliar no desenvolvimento de softwares de qualidade em tempo recorde. No Digital Workplace, aproxima pessoas ao facilitar a comunicação através de features como tradução simultânea para diminuir a complexidade de operações globais e tornar a gestão de projetos mais eficiente. Já em Cloud, empregamos IA para melhorar a segurança dos dados, o crescimento e a disponibilidade de serviços, garantindo uma infraestrutura robusta e confiável para as operações digitais das empresas.
Com mais de 40 aquisições e uma forte presença global, o Stefanini Group se consolida como uma das principais consultorias tecnológicas do mundo. Sua nova estrutura organizacional e seu compromisso com a IA garantem que clientes maximizem o retorno sobre investimentos digitais e liderem seus mercados

Stefanini é reconhecida como "Desempenho Excepcional" no Estudo de Sourcing de TI da Alemanha da Whitelane Research

Parceiro global de tecnologia, Stefanini se destaca no Ranking de Satisfação de Serviços de Workplace

A Stefanini, líder global em soluções tecnológicas e parceira de inovação confiável, foi nomeada como Desempenho Excepcional na categoria de Serviços de Workplace no Estudo de Sourcing de TI da Alemanha 2024 da Whitelane Research. Este reconhecimento prestigioso destaca o foco inabalável da Stefanini em fornecer soluções de workplace inovadoras, escaláveis e centradas no cliente, adaptadas para atender às necessidades únicas das empresas alemãs.
Notavelmente, a Stefanini ocupa o 1º lugar em satisfação do cliente em Serviços de Workplace na Alemanha, reforçando seu compromisso em oferecer soluções de qualidade aos clientes.
O estudo de 2024, baseado em insights de mais de 280 organizações de TI de alto investimento na Alemanha, avaliou mais de 900 relações de sourcing de TI. A inclusão da Stefanini como Desempenho Excepcional destaca a capacidade da empresa em entregar excelência de forma consistente, conquistando a confiança e lealdade de seus clientes.
“Na Stefanini, acreditamos que cada solução de workplace deve ser tão dinâmica quanto as pessoas que ela serve”, disse Rik Demeulemeester, VP de Vendas do Grupo Stefanini. “Este reconhecimento é um reflexo da dedicação de nossas equipes e do nosso compromisso em capacitar as empresas na Alemanha com soluções transformadoras que aumentam a eficiência e inovação.”
O relatório identifica os serviços de workplace como uma área crítica para o crescimento do outsourcing, com organizações buscando cada vez mais parceiros capazes de oferecer soluções seguras, inovadoras e custo-efetivas. O forte posicionamento da Stefanini reflete sua habilidade em atender a essas demandas com agilidade e criatividade, ajudando seus clientes a enfrentar os desafios em constante evolução no cenário competitivo atual.
Destaques Principais do Estudo
O Estudo de Sourcing de TI da Alemanha 2024 da Whitelane Research oferece insights profundos sobre as tendências de sourcing de TI e o desempenho dos provedores de serviços. O reconhecimento da Stefanini destaca suas forças em:
• Entregar serviços de workplace centrados no cliente que otimizam as operações e aprimoram as experiências dos usuários.
• Apoiar a transformação digital e inovação por meio de soluções confiáveis e personalizadas.
• Construir confiança e parcerias de longo prazo, como evidenciado pelos altos índices de satisfação e retenção.
Conduzindo a Excelência para o Futuro
A Stefanini continua a investir em tecnologias de ponta e práticas inovadoras para atender às necessidades em constante evolução de seus clientes. Com uma abordagem centrada nas pessoas, a Stefanini capacita as organizações a alcançar seus objetivos, garantindo que se mantenham à frente em um mundo cada vez mais digital.
Excelência Sustentada Refletida no NPS
O sucesso exige adaptabilidade, inovação e um compromisso firme com a satisfação do cliente. O Net Promoter Score (NPS) da Stefanini EMEA em 2024, de 73,8, demonstra essa dedicação em oferecer experiências excepcionais aos clientes. Este é o quarto ano consecutivo com pontuações de NPS de 66 em 2021, 63,4 em 2022, 65,4 em 2023 e impressionantes 73,8 em 2024. Essa tendência consistente de crescimento no NPS reflete a busca incessante pela excelência da Stefanini e sua capacidade de se adaptar às necessidades em evolução dos clientes.
Para mais detalhes sobre o reconhecimento da Stefanini no Estudo de Sourcing de TI da Alemanha 2024, acesse https://whitelane.com/germany-2024/

Com a consolidação de IA, área de P&D do Grupo Stefanini amplia atuação global

A IA Generativa se mostra fortemente eficiente e permite tangibilizar suas práticas em soluções para inúmeros clientes da multinacional brasileira
Com o caminho aberto para a consolidação da Inteligência Artificial (IA) e para a adoção massiva desta tecnologia revolucionária, o Grupo Stefanini reforça seu time de especialistas para a área de Pesquisa & Desenvolvimento, que integra o ecossistema de inovação do Grupo. A IA, carro-chefe de P&D, já transpôs barreiras no mundo corporativo e, agora, em 2025, sedimenta iniciativas de um número cada vez maior de empresas que passam a incluí-la em seus negócios digitais.
A IA Generativa também se mostrou fortemente eficiente e permitiu tangibilizar suas práticas em soluções para inúmeros clientes do Grupo Stefanini, que tem embarcado integralmente soluções de IA Gen, com desenvolvimento de ponta a ponta. Essa sólida experiência é comprovada com o trabalho de incorporação de IA pelo Grupo há mais de 14 anos.
Após intensificar esse conceito em fases de experimentação, de implementação e, agora, de adoção massiva da tecnologia já amplamente percebida por todo o mercado global, o time de P&D avança para criar ferramentas específicas e otimizadas que auxiliam as empresas e geram aumento significativo de produtividade e maior estabilidade dos sistemas e no time to marketing.
Um dos desafios enfrentados é o sistema legado já adotado por muitas empresas, com linguagens em padrão obsoleto, principalmente no ramo financeiro. No entanto, as soluções endereçadas por IA já adotam a modernização de aplicações, ajustando os códigos, de acordo com os sistemas mais modernos. São soluções de documentação de sistemas que entram para um repositório do cliente, desenhando assim um fluxograma de negócio.
“Mas o ganho maior é ajudar nossos clientes a conhecerem a eles mesmos, a mostrarem, por meio das soluções implementadas de IA, como enxergar com clareza toda a infraestrutura de tecnologia que está por trás de seus negócios”, explica Fernanda Vargas, gerente executiva e líder de P&D no Brasil do Grupo Stefanini. A área da Stefanini Brasil opera em total sinergia com a divisão de Inovação e Negócios Digitais da Stefanini para América do Norte e APAC, conduzida pelo seu vice-presidente Fabio Caversan.
Fernanda acrescenta o quão importante é ter uma visão madura e detalhada de abertura de chamados, por exemplo, reforçando a relevância para a classificação desses chamados. “Conseguimos aplicar metologias de identificar os tickets mais específicos e propor resoluções a cada um deles a partir de insights recebidos. Trazemos avaliações aprofundadas e certeiras advindas desta plataforma de análise de tickets. Para além de analisar, ela contextualiza e classifica cada episódio”, afirma a executiva. O processo todo é bastante assertivo ao inserir etapas como abertura de ticket, apoio e monitoramento para atingir uma resolução e identificação de ocorrências variadas, apontado por indicadores qualitativos e quantitativos. Tudo isso com aplicação da IA Generativa em sua abrangência total.
O trabalho executado pelo time de P&D aponta grandes avanços do Grupo Stefanini para o mercado em 2024. O primeiro deles é o de performance, gerando redução de custo, e mostrando uma base de conhecimento específica do cliente. As áreas de aplicações e atendimento também se destacam com a possibilidade de oferecerem mais agilidade aos processos com o uso de IA. A análise contextualizada dos tickets de atendimento e sua classificação permitem ainda antever problemas que passavam despercebidos e que tinham um impacto significativo no dia a dia de abertura e resolução dos chamados.
Como próximos passos, o Grupo Stefanini prepara uma evolução 2.0 para sua plataforma denominada de Stefanini Artificial Intelligence (SAI) APP, mais especializada para a área de Applications, que tem como motor todo o ecossistema SAI do Grupo, projetado para facilitar a implementação da tecnologia em empresas de setores variados. Atualmente, a biblioteca de SAI conta com mais de 8 mil aceleradores validados em inúmeras indústrias, utilizando LLMs (Large Language Models) dos mais modernos disponíveis no mercado, para entregar aos clientes soluções que contemplem cada vez mais flexibilidade e personalização.
Grupo Stefanini
IA
Inteligência Artificial
P&D

IA e negócios: Stefanini anuncia investimento e estratégia de expansão repercute no mercado

O Grupo Stefanini, referência global em soluções de tecnologia e inovação, anunciou recentemente um investimento de R$ 2 bilhões até 2027, com foco em fusões e aquisições (M&A). A estratégia visa expandir sua atuação no mercado de inteligência artificial (IA), que tem se consolidado como um dos principais impulsionadores do crescimento da empresa. Com mais de 250 casos de IA aplicada, a Stefanini se posiciona como líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas para empresas de diversos setores, tendo como pilar a IA generativa, que vem revolucionando processos e entregas em áreas como cibersegurança, marketing, e indústria 4.0.
Confira as últimas novidades sobre o Grupo Stefanini na mídia!
Revista Lide
Marco Stefanini e o Grupo Stefanini lideram a era da IA com inovação, transformando negócios e impulsionando resultados. Desde a criação da assistente virtual Sophie até o lançamento de centros de excelência, a empresa utiliza IA generativa como pilar estratégico, trazendo eficiência, velocidade e novas oportunidades para clientes em todo o mundo. Com mais de 36 anos de trajetória, a Stefanini combina experiência, visão e cocriação para acelerar a transformação digital e moldar um futuro promissor.
 Marco Stefanini: “Queremos mirar em empresas com soluções onde possamos aplicar IA para acelerá-las” 

Bloomberg Línea
A Stefanini ampliou seu plano de investimentos para R$ 2 bilhões até 2027, focando em aquisições de empresas que possam ser potencializadas com o uso de Inteligência Artificial, especialmente nos setores de marketing, cibersegurança, varejo e produtos financeiros. A expectativa é que a empresa alcance um faturamento de R$ 8 bilhões em 2024, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.
Stefanini dobra a aposta e prevê R$ 2 bilhões para M&As em empresas com IA 

Money Report
Grupo Stefanini aposta alto na IA com plano de investir R$ 2 bilhões até 2027, alinhando-se ao crescimento global dessa tecnologia. Com previsão de faturamento de R$ 8 bilhões em 2024, a empresa integra IA em cibersegurança, marketing e processos industriais, além de apresentar 250 casos práticos de sucesso. A nova plataforma Stefanini Artificial Intelligence (SAI) potencializa estratégias de negócio, enquanto a abordagem consultiva e pioneira do grupo ajuda clientes a superar desafios e maximizar valor com soluções personalizadas.
Grupo Stefanini investirá R$ 2 bi em IA e aquisições até 2027 
Finsiders
O Grupo Stefanini dobrará investimentos em inteligência artificial, alocando R$ 2 bilhões até 2027, com bancos como principais clientes. A empresa fortalece sua presença em áreas como cibersegurança, automação e IA generativa, destacando sua nova plataforma Stefanini Artificial Intelligence (SAI) para personalizar processos e otimizar estratégias de negócios. O setor financeiro se beneficia da expertise do grupo, que já impulsionou receitas e eficiência operacional em projetos relevantes, reforçando seu papel como parceiro estratégico na transformação digital.
https://finsidersbrasil.com.br/negocios-em-fintechs/stefanini-dobra-investimentos-em-ia-ate-2027-bancos-sao-os-maiores-clientes
IT Fórum
Marco Stefanini aponta que o maior desafio da inteligência artificial está na gestão de mudança, destacando que o obstáculo principal é cultural, não tecnológico. Durante encontro anual, o CEO da Stefanini enfatizou que a IA precisa ser tangibilizada para alcançar sua missão transformadora. A empresa, com presença global, investe em adoção massiva da tecnologia e já implementou mais de 250 casos práticos, como detecção de fraudes e otimização de processos. Com um plano de investimento de R$ 2 bilhões até 2027, a Stefanini segue focada em expandir sua atuação em IA de forma estratégica e pragmática, priorizando resultados de longo prazo.
https://itforum.com.br/noticias/desafio-ia-gestao-mudanca-marco-stefanini
Convergência Digital
A Stefanini está investindo R$ 2 bilhões em inteligência artificial até 2027, conduzindo uma jornada que vai da experimentação à adoção massiva, consolidando-se como referência em transformação digital. Com mais de 250 casos de IA aplicada em diversos setores, a empresa se destaca por sua visão ambidestra e pioneira, que equilibra inovação com execução prática. Apostando no potencial da IA generativa, a Stefanini tem liderado projetos que vão do setor financeiro à indústria, entregando soluções transformadoras e construindo um legado global de tecnologia e inovação que inspira confiança e admiração.
https://convergenciadigital.com.br/mercado/stefanini-vai-investir-r-2-bilhoes-em-ia-ate-2027
TI Inside
O Grupo Stefanini investirá R$ 2 bilhões até 2027, focando em fusões e aquisições para expandir sua liderança em IA. Com mais de 250 casos de IA aplicada e clientes em diversos setores, a empresa aposta em uma jornada gradual de inovação, priorizando soluções estratégicas e resultados reais. Reconhecida internacionalmente, a Stefanini integra IA para transformar negócios, otimizando processos e criando novas oportunidades de crescimento global.
https://tiinside.com.br/28/11/2024/grupo-stefanini-vai-investir-r-2-bilhoes-em-ma-ate-2027/?amp
CryptoID
O Grupo Stefanini investirá R$ 2 bilhões até 2027 em fusões e aquisições, com foco em fortalecer sua presença em inteligência artificial (IA). A empresa, pioneira em IA generativa e Large Language Models, já aplica a tecnologia em mais de 250 casos em diversos setores. Com a plataforma Stefanini Artificial Intelligence (SAI), a empresa oferece soluções para otimizar processos, melhorar a segurança e impulsionar o crescimento dos negócios. A Stefanini tem obtido resultados concretos, como aumento de receita e redução de custos, reafirmando seu papel como líder na transformação digital.
https://cryptoid.com.br/criptografia-identificacao-digital-id-biometria/grupo-stefanini-anuncia-investimento-de-r-2-bilhoes-em-ma-ate-2027
Grupo Stefanini
IA e negócios
Imprensa

Stefanini mostra como IA pode transformar os negócios

Com mais de 250 casos de uso em operação em 100 clientes, empresa se destaca como parceira tecnológica orientada a resultados
Não é nenhum exagero dizer que a Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento no mundo da tecnologia. Tem sido assim desde novembro de 2022, quando o ChatGPT ganhou fama, e continuará assim por algum tempo. Para o Gartner, cerca de 60% dos serviços de TI serão impulsionados por IA Generativa, hiperautomação e metaverso até 2027 – o que levará a uma enorme aceleração da transformação digital e do uso de Inteligência Artificial.
Uma vez que 53% dos CEOs entrevistados pelo Gartner dizem que a jornada de transformação digital de seus negócios ainda está em seus primeiros passos, ainda há muito a avançar. Mas esse avanço não irá acontecer com sucesso se as empresas investirem em IA por causa do hype, com medo de ficar para trás.
Em vez disso, a jornada tem que ser percorrida com muito pé no chão e foco em resultados. “A IA não pode ser apenas um hype, nem ser implementada apenas porque está na moda. É preciso aplicar a tecnologia apenas onde fizer sentido para o negócio”, analisa Marco Stefanini, fundador e CEO global do Grupo Stefanini.
Com a experiência de quem transformou seu negócio nos últimos 14 anos, quando passou a utilizar Inteligência Artificial, e que desde 2018 explora Large Language Models (LLMs), o Grupo Stefanini conta com mais de 100 clientes de diferentes setores utilizando soluções de IA desenvolvidas pelo grupo, em mais de 250 casos de Inteligência Artificial aplicada aos negócios.
Entre esses exemplos de sucesso, o Grupo Stefanini desenvolveu um projeto em parceria com um dos maiores bancos privados do Brasil, para que a instituição colocasse seus clientes no centro das decisões de negócios. O mesmo banco, em outra iniciativa, dobrou a meta de geração de receita com a comercialização de um novo produto e se posicionou como o principal canal de vendas de uma grande marca de tecnologia.
Já em uma instituição financeira 100% digital, o uso de IA Generativa diminuiu em cerca de 76% o tempo para realizar as demandas jurídicas. A automatização das tarefas permitiu uma execução rápida e eficiente do trabalho, resultando em uma redução de 45% na quantidade de comunicações relacionadas ao atendimento de ofícios e na elevação do NPS do banco.
Já para uma empresa de perfumaria e cosméticos, o uso de IA na campanha publicitária de relançamento de uma fragrância nostálgica no Brasil resultou em um engajamento significativo da comunidade: 42% acima da meta de desempenho em apenas 10 dias, com uma média de 17 produtos vendidos por minuto.
Com uma solução que abrange variáveis ambientais como a qualidade do ar e da água, além da detecção de incêndios florestais, o Grupo Stefanini ajudou uma empresa de mineração, por meio da análise de dados, tecnologia IoT e algoritmos de aprendizado de máquina, a reduzir o impacto ambiental negativo proveniente de eventos adversos na Amazônia.
Na mesma empresa, a coleta de dados em tempo real reduziu os deslocamentos em campo de 600 km para 200 km, diminuindo a exposição dos colaboradores a riscos. Se antes eram necessários 7 dias para coletar os dados de 35 estações, hoje as informações são atualizadas a cada 5 minutos. Com isso, a operação da empresa foi otimizada e a gestão ambiental se tornou mais eficiente, alinhada às melhores práticas mundiais de sustentabilidade.
Esses são exemplos que mostram que o uso de IA nas empresas pode ir muito além do hype – desde que os investimentos sejam feitos para solucionar problemas reais do negócio. “Uma tecnologia, qualquer que seja, não deve ser adotada por medo de perder oportunidades, e sim para trazer ganhos efetivos. É por isso que os executivos devem procurar parceiros que possam auxiliar em todo o processo”, explica Marco Stefanini.

Cases de sucesso
IA
Inteligência Artificial
Negócios

IA: tecnologia em benefício dos negócios

Grupo Stefanini utiliza a Inteligência Artificial como aceleradora da transformação digital
Para a maior parte do mercado e da sociedade, a Inteligência Artificial se tornou uma prioridade em novembro de 2022, quando a OpenAI apresentou o ChatGPT, sua solução de IA Generativa. Para o Grupo Stefanini, este momento representou uma evolução em sua estratégia.
A empresa adquiriu uma startup de Inteligência Artificial há 14 anos, já naquela época entendendo que a tecnologia seria essencial para o futuro dos negócios. Desde 2018, o Grupo Stefanini vem desenvolvendo Large Language Models (LLMs), posicionando-se como pioneira na adoção de IA Generativa.
“Para nós, a tecnologia não é um fim em si mesma, e sim um meio para que nossos clientes obtenham ganhos em seus negócios”, explica Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini. Incorporando IA e IA Generativa em suas soluções de Aplicações, Cibersegurança, Cloud, Digital Workplace, Indústria 4.0, Infraestrutura Híbrida, Marketing e Tecnologias Financeiras, a empresa conta com mais de 100 clientes e 250 casos de uso de IA. “Esses números mostram que somos uma autoridade em Inteligência Artificial, com capacidade de auxiliar negócios de qualquer setor a implementar a tecnologia e gerar resultados”, acrescenta.
Na visão do Grupo Stefanini, a IA Generativa impulsiona a entrega de valor aos clientes, com mais velocidade e qualidade. “A IA hoje é essencial na transformação digital e no crescimento das organizações. Fomos pioneiros, temos histórico e sabemos como agregar aos clientes”, comenta.
Isso não significa que, obrigatoriamente, a Inteligência Artificial seja a solução para qualquer problema do negócio. “Muitas empresas investiram em IA, mas ainda não tiveram retorno. Isso acontece porque ou a solução não era a mais adequada, ou não está sendo aplicada com a estratégia correta”, comenta Fabio Caversan, VP de Inovação e Negócios Digitais da Stefanini para América do Norte e APAC.
Para o especialista, o sucesso no uso da IA depende de uma mudança de mentalidade: em vez de adotar a tecnologia porque ela é o grande assunto do momento, é necessário identificar o problema a ser resolvido, avaliar os riscos e considerar as soluções possíveis. “Somente quando a IA for a melhor opção é que as empresas devem investir em sua implementação. Sempre com uma visão muito clara de retorno sobre o investimento”, comenta o executivo.
“Qualquer tecnologia deve ser utilizada somente se resolver um problema real das pessoas. É por isso que os executivos devem procurar parceiros que possam auxiliar em todo o processo”, complementa Marco Stefanini. Nesta abordagem, o foco muda do uso da tecnologia para os ganhos de agilidade e eficiência que tornam possível colocar em prática as estratégias dos negócios.
Esse posicionamento “agnóstico” também é praticado no desenvolvimento de soluções de IA. Por meio da plataforma Stefanini Artificial Intelligence (SAI), o Grupo oferece mais de 8 mil aceleradores validados em vários setores e utiliza os principais LLMs disponíveis no mercado – tudo com o objetivo de facilitar a implementação de Inteligência Artificial pelos clientes.
O uso da SAI permite migrar aplicações de tecnologias antigas, com custo acessível e utilizando as melhores práticas de segurança. A IA Generativa também pode ser usada para facilitar a documentação dos sistemas e melhorar processos das mais diversas áreas, como atendimento ao cliente, treinamentos, recrutamento & seleção, jurídico e logística.
“A Inteligência Artificial em geral, e a IA Generativa em particular, têm uma enorme capacidade de gerar benefícios para as empresas – desde que sejam bem aplicados. Com nosso ecossistema de negócios, conseguimos ajudar nossos clientes nessa jornada de evolução e geração de resultados”, completa Marco Stefanini.
Grupo Stefanini
IA generativa
Inteligência Artificial

Grupo Stefanini anuncia investimento de R$ 2 bilhões em M&A até 2027

Expectativa da empresa é encerrar 2024 com um faturamento próximo de R$ 8 bilhões, impulsionado por IA, com mais de 250 casos de inteligência artificial aplicada

O aumento da relevância da inteligência artificial, impulsionado pelo surgimento da IA generativa em 2022, levou o Grupo Stefanini a intensificar seus investimentos nesta tecnologia. A empresa, que adquiriu uma startup de IA há 14 anos, já se posicionava como inovadora no setor.

Desde 2018, a Stefanini tem explorado modelos Large Language Models (LLMs), colocando-se na vanguarda da adoção de IA generativa em suas diversas ofertas, que incluem Aplicações, Cibersegurança, Cloud, Digital Workplace, Indústria 4.0, Infraestrutura Híbrida, Marketing e Tecnologias Financeiras.

Atualmente, mais de 100 clientes de diferentes setores estão utilizando soluções de inteligência artificial desenvolvidas pelo grupo, totalizando 250 casos de IA aplicada. “Esse número demonstra nossa autoridade em inteligência artificial e como podemos auxiliar na implementação dessa tecnologia para gerar resultados de negócios”, destaca Marco Stefanini, fundador e CEO Global.

O grupo ampliou sua meta de investimento, passando de R$ 1 bilhão, entre 2023 e 2026, para R$ 2 bilhões até 2027, com foco em fusões e aquisições (M&A). As novas empresas serão turbinadas com inteligência artificial do grupo.

A expectativa é que a empresa alcance um crescimento de 14% este ano, resultando em um faturamento global próximo de R$ 8 bilhões.

“Hoje, a IA generativa impulsiona a entrega de valor aos clientes com maior velocidade e qualidade”, destaca o executivo, que recentemente subiu ao palco do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação do mundo, para abordar a construção de ecossistemas na era de IA.

Segundo Marco Stefanini, a inteligência artificial tem se mostrado essencial na transformação digital e no crescimento das organizações. “Fomos pioneiros, temos histórico e sabemos como auxiliar os clientes em todas as fases dessa jornada.”
Hype X Desilusão

O setor de tecnologia frequentemente passa por ciclos de novidade, hype e desilusão. O Gartner Hype Cycle, uma ferramenta útil para entender a evolução das tecnologias emergentes, divide esse ciclo em cinco fases: inovação, pico de expectativas, vale de desilusão, rampa de iluminação e platô de produtividade.

Fabio Caversan, vice-presidente de Inovação e Negócios Digitais da Stefanini para América do Norte e APAC, explica que muitas empresas têm investido em IA, mas ainda não perceberam retorno. Isso pode ocorrer porque a solução adotada não era a mais adequada ao problema ou porque não contaram com um parceiro capaz de oferecer a estratégia correta. Este fenômeno é conhecido como “vale da desilusão”, segundo o Gartner.

Caversan ressalta que, após o lançamento de uma tecnologia emergente, as lideranças frequentemente enfrentam frustração ao não ver resultados imediatos, até que as empresas finalmente atinjam o ciclo de produtividade. “A velocidade de adoção da IA entre as pessoas é mais rápida que no ambiente corporativo”, observa.

“Por isso, as empresas precisam mudar seu mindset. Antes de iniciar um projeto de IA, é fundamental identificar o problema a ser resolvido, avaliar os riscos e considerar as possíveis. Caso a IA se mostre a melhor opção, é hora de avançar para a implementação da tecnologia. Com mais de uma década de experiência em inteligência artificial, nossa abordagem é de parceria, ajudando os clientes a superarem desafios”, explica Caversan, responsável pelo Centro de Excelência de IA global da Stefanini, inaugurado este ano na sede do Grupo nos Estados Unidos. Atualmente, a empresa possui centros de desenvolvimento de IA em todas as regiões onde atua, incluindo dois no Brasil.

O fundador do Grupo Stefanini, Marco Stefanini, alerta para o erro comum de implementar a Inteligência Artificial apenas por uma questão de moda ou medo de perder oportunidades. “Qualquer tecnologia deve ser utilizada somente se resolver um problema real das pessoas. É por isso que os executivos devem procurar parceiros que possam auxiliar em todo o processo”, afirma. Para ele, a inteligência artificial vai muito além de simplesmente usar prompts; trata-se de gerar agilidade e eficiência para viabilizar estratégias de negócios.

Reconhecido como um dos líderes no desenvolvimento e aplicação de IA, o Grupo Stefanini oferece a plataforma Stefanini Artificial Intelligence (SAI), projetada para facilitar a implementação da tecnologia em empresas de qualquer segmento. Com mais de 8 mil aceleradores validados em diversas indústrias, a plataforma utiliza os melhores LLMs disponíveis no mercado, oferecendo aos clientes a flexibilidade e personalização que necessitam.

Casos de uso
Atualmente, o Grupo Stefanini reúne diversos casos de uso de IA ao redor do mundo. A tecnologia é capaz de responder a ameaças cibernéticas em tempo real, identificar transações incomuns para evitar fraudes e aprimorar a qualidade do Service Desk com assistentes digitais inteligentes e multilíngues. Nos centros de desenvolvimento de software, a tecnologia auxilia os clientes nos testes, elevando o nível de qualidade e reduzindo o time to market.

Com a Stefanini Artificial Intelligence (SAI), é possível migrar aplicações de tecnologias antigas para novas, reduzindo custos e adotando as melhores práticas de segurança cibernética. O aprendizado de máquina permite identificar padrões associados a fraudes, realizar varreduras de aplicativos e reconhecer e bloquear e-mails de phishing.

A IA generativa também pode ser utilizada em vendas para analisar o comportamento do consumidor e prever a próxima compra; na automação da triagem de currículos e em treinamentos; na área jurídica para verificar contratos e garantir que atendam às políticas estabelecidas; na análise de dados para personalizar o atendimento ao cliente e retê-lo, assim como na logística, otimizando rotas de entrega com base em tráfego, clima e outras variáveis.
Resultados concretos
Com a inteligência artificial, a Stefanini desenvolveu um projeto em parceria com um dos maiores bancos privados do Brasil, permitindo que a instituição conhecesse profundamente seus clientes, colocando-os no centro das decisões sobre suas estratégias de negócios. Em outra iniciativa bem-sucedida com o uso de IA, o mesmo banco conseguiu dobrar, em um ano, a meta inicial de receita com a comercialização de um produto, posicionando-se como o principal canal de vendas de uma grande marca de tecnologia.

Em uma outra instituição financeira, a IA generativa reduziu em cerca de 76% o tempo para realizar as demandas jurídicas. As tarefas automatizadas possibilitaram uma execução rápida e eficiente do trabalho, resultando em uma redução de 45% na quantidade de repetições nas comunicações relacionadas ao atendimento dos ofícios, elevando o NPS do banco digital.
Em uma grande campanha publicitária para o relançamento de uma fragrância nostálgica no Brasil, a utilização de IA em toda a campanha resultou em um engajamento significativo da comunidade: 42% acima da meta de desempenho em apenas 10 dias, com uma média de 17 produtos vendidos por minuto durante o ciclo de vendas.

Com uma solução que abrange variáveis ambientais sensíveis, como qualidade do ar e da água, além da detecção de incêndios florestais, por meio da análise de dados, tecnologia IoT e algoritmos de aprendizado de máquina, o Grupo Stefanini ajudou uma empresa de mineração a reduzir o impacto ambiental negativo proveniente de eventos adversos na floresta amazônica.

Na mesma empresa, a coleta de dados em tempo real reduziu os deslocamentos em campo de 600 km para 200 km e, consequentemente, diminuiu a exposição dos colaboradores a riscos. Se antes eram necessários 7 dias para coletar os dados de 35 estações, hoje as informações são atualizadas a cada 5 minutos. Esses avanços não apenas otimizaram as operações da mineradora, mas também proporcionaram uma gestão ambiental mais eficiente, alinhada às melhores práticas de sustentabilidade.

Reconhecimento Internacional
Em setembro, o Grupo Stefanini foi destacado como um case da INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo, por seu perfil ambidestro. Essa designação demonstra como a empresa, de origem brasileira, aproveitou oportunidades de mercado durante as crises globais para se tornar um grupo de presença mundial, reinventando-se para oferecer soluções completas baseadas em inteligência artificial.

O estudo de caso ressalta que, no Grupo Stefanini, a ambidestria gera novas fontes de crescimento e valor, especialmente devido ao pioneirismo no uso da IA. Segundo o autor do estudo, Prof. Felipe Monteiro, as competências adquiridas pela Stefanini serão essenciais nesse contexto de rápida adoção de IA no Brasil e no mundo.
Grupo Stefanini
IA generativa
Inteligência Artificial
M&A

Dê o próximo passo para o futuro.

Converse com nosso time e descubra como podemos elevar o seu negócio.